10 hábitos de empresários de sucesso

Como proprietário de uma empresa, o dia nunca parece ser suficiente. Entre fornecer o melhor serviço possível aos seus atuais clientes, reunir-se com potenciais clientes, gerir a sua equipa e lidar com qualquer problema que surja durante o dia, os empresários parecem ser a própria definição da palavra “ocupado”. Mas ocupado nem sempre é sinónimo de sucesso.

É importante aprender a trabalhar de uma forma mais inteligente, e não mais difícil.

Aqui estão 10 hábitos de empresários de sucesso para que os interiorize e eventualmente os adote:

1. Preserve seu corpo

Um corpo saudável promove uma mente sã. Faça exercício e beba muita água. Coma de forma saudável 90% do tempo. Aproveite os muitos benefícios de ser bom para o seu corpo. Além disso, preservar seu corpo significa que você terá uma vida mais longa e saudável; esperançosamente, tempo suficiente para ver sua empresa crescer e florescer. Saiba, antes de tudo, quais as frutas mais saudáveis que poderá incluir na sua alimentação.

2. Abra sua mente

Para citar Kelsey Meyer, colaborador da Forbes, “Os líderes devem ser leitores”. Ler pode ser benéfico de muitas maneiras. Quer sejam livros, artigos de blog, qualquer coisa que o exponha a novas ideias ou o reconecte com os conceitos mais importantes é um hábito benéfico para o sucesso.

3. Planeie com antecedência

Todos nós estamos familiarizados com a temida lista de tarefas pendentes. Mas se começar aos poucos, criando uma lista de tarefas para o dia seguinte ou coisas que deseja realizar até o final do mês, aos poucos, será capaz de mover montanhas.

4. Agradeça

Não importa se a sua equipa é grande ou pequena, eles são certamente o motor que mantém a sua empresa a funcionar. Embora haja certamente momentos para formas maiores de gratidão, um simples “Obrigado” ou “Ótimo trabalho” no final de um e-mail ou, melhor ainda, pessoalmente, pode ajudar muito.

Isso é particularmente verdade quando os dias são caóticos e você sabe que a sua equipa está a trabalhar a 100%.

Agradecer faz parte dos hábitos de empresários de sucesso.

Lembre-se de que a gratidão é igualmente importante fora do escritório. A sua família, amigos e outras pessoas que o ajudam merecem um sincero agradecimento.

5. Delegue

É fácil envolver-se nas tarefas do dia-a-dia, mas é mais importante que se concentre no quadro geral e deixar que os outros ajudem. Se não tem tempo para ajustar o seu orçamento, criar um plano de marketing ou manter a sua folha de pagamento, contrate alguém para fazer isso. Isso é válido, da mesma forma, para a sua vida pessoal. Odeia cortar a relva? Contrate um jardineiro. Cansado de ir às compras? Experimente encomendar online. Acima de tudo, não há vergonha em pedir ajuda. Não tem que fazer tudo sozinho. Aprenda a distribuir tarefas concentrando-se naquilo que faz melhor.

6. Encontre o equilíbrio

Encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um tema muito popular hoje em dia, e é porque é realmente vital para o seu sucesso.

Experimente desligar o telefone ou computador a uma hora pré-definida todas as noites. Além disso, programe algum tempo de inatividade diário. Reserve aquelas férias há muito esperadas. Encontre igualmente atividades fora do trabalho que lhe tragam prazer e alegria. Isso, sem dúvida, vai permitir que consiga abordar os seus assuntos profissionais com mais energia.

7. Defina metas

Definir metas é extremamente importante para percebermos se o caminho que estamos a seguir é, de facto, o correto.

Onde pretende estar daqui a 10 anos? E daqui a 5 anos? E no próximo ano? No próximo mês?

É importante considerar os seus objetivos de longo e curto prazo. Eles podem até não ser claros, parecer insignificantes ou parecer muito distantes, mas anotá-los e traçar um plano é um passo na direção certa para alcançá-los. Este é, sem dúvida, um dos mais importantes hábitos dos empresários de sucesso.

8. Liberte-se do que não necessita

A desordem tende a causar stress. Além disso, a sua mente tende a funcionar em sintonia com o ambiente que a rodeia. Ao finalmente limpar seu escritório em casa, abandonar um relacionamento profissional ou pessoal que já não está a funcionar ou ouvir alguns podcasts de meditação para ajudar a limpar sua mente, estará a criar um ambiente mais saudável e mais eficiente. Experimente imediatamente arrumar a “tralha” de cima da sua mesa de trabalho. Verá que o efeito é imediato.

9. Retribua

Como diz o ditado, o sucesso não é medido por quanto você tem, mas por quanto você dá. Estudos têm mostrado que o voluntariado e retribuição à sua comunidade não só traz benefícios positivos para a sua saúde física, mas pode, da mesma forma, ajudar a afastar a sua mente dos seus problemas, combater a depressão e permitir que tenha uma visão mais ampla do mundo. Além disso, é também é uma ótima forma de conhecer pessoas novas e expandir sua rede de contactos.

10. Faça o que os outros não estão dispostos a fazer

Provavelmente já ouviu falar da “Experiência dos Marshmallows” (Stanford) do final dos anos 1960. Liderada pelo psicólogo Walter Mischel para testar o impacto da gratificação atrasada, a experiência consistia em oferecer às crianças um marshmallow para comer imediatamente, ou a opção de esperar 15 minutos e receber dois marshmallows. O resultado final foi que, aqueles que exibiram um pouco de autocontrole e esperaram por dois marshmallows, quando cresceram conseguiram melhores pontuações no S.A.T. (prova de acesso à universidade nos Estados Unidos). Além disso, foram descritos pelos seus pais 10 anos depois como significativamente mais competentes, melhores em lidar com o stresse, mais concentrados, e tendo mais autocontrole controle do que seus pares.

A capacidade de fazer o que os outros não querem fazer é o que torna os empresários bem-sucedidos. Então, adie a gratificação. Supere obstáculos e considere correr riscos. Proprietários de negócios bem-sucedidos tendem a esperar pelo segundo marshmallow e, como resultado, colher os frutos. Este foi o último mas, certamente, um dos mais importantes hábitos de empresários de sucesso que precisa incorporar na sua vida.

Já incorporou algum dos hábitos de empresários de sucesso?

Tempo é a única coisa que todos desejamos ter mais, e a única coisa que não podemos comprar ou recuperar depois que ele acabar. Como empresários, é importante que gastemos o nosso tempo com sabedoria e aprendamos uns com os outros. E é assim, utilizando as melhores práticas comprovadas e implementando hábitos de sucesso, que o podemos conseguir.

Para escrever este artigo inspiramo-nos em diversos blogs. Deixo-vos ficar o link de um deles (ING).