7 hábitos que vão definitivamente melhorar a sua vida
Por vezes temos a sensação que a nossa vida é péssima, em todas as suas frentes. Não conseguimos evoluir no trabalho ou na carreira. A nossa vida familiar parece ter falhado por completo. Não conseguimos comunicar com os nossos seus filhos. Durante muitos anos negligenciou a sua saúde física e mental.
Percebemos que estamos longe de atingir aquilo que sonhamos para as nossas vidas, apesar de acharmos que tínhamos o potencial. Por isso sentimo-nos infelizes.
Em primeiro lugar, saiba que não está sozinho. Isso acontece com todos nós.
Saiba também que essa situação pode mudar. Não tem que ser assim! Você pode melhorar a sua vida! Vai exigir trabalho e muita coragem. No entanto, com empenho e persistência, se continuar a acreditar em si mesmo, vai certamente conseguir melhorar muito a sua vida.
Nós vamos contribuir para isso revelando-lhe estes bons hábitos que vão melhorar a sua vida.
1. Pare de sacrificar o que mais deseja pelo que deseja neste preciso momento
É sempre bom relaxar, assistir a um filme, encontrar um amigo para jantar, etc. em vez de trabalhar mais num projeto que precisa da sua atenção ou praticar exercício, fazer o jantar em casa, etc.
A gratificação instantânea é sedutora e satisfatória, mas não quando é à custa de objetivos de longo prazo, especialmente os objetivos que ajudarão a construir sua autoestima e a progredir em direção às suas grandes metas. Pare de sacrificar a felicidade substantiva, que lhe trará uma alegria consistente e duradoura pela felicidade superficial e momentânea, que desaparecerá rapidamente revelando, dessa forma, a infelicidade residente.
2. Pare de arranjar desculpas
Se está à procura de um motivo (desculpa) para não fazer o correto, certamente encontrará um.
Parte de assumir o controle da sua vida e refletir sobre como chegou a um estado de infelicidade permanente é entender como se está a permitir tomar as decisões erradas. Normalmente é com desculpas como “estou cansado”, ou “não tenho tempo”, ou “faço isso amanhã”, etc.
Pare de arranjar desculpas e comece a tomar conta da sua vida. A felicidade não cai no seu colo, é preciso trabalhar para ela. Portanto, assuma a responsabilidade e pare de inventar desculpas.
3. Não leve as coisas para o lado pessoal
Quando alguém faz um comentário menos agradável, dá conselhos não solicitados ou o trata mal, a menos que você tenha feito algo para merecer uma reação, é provável que o comentário diga mais sobre o comentador do que sobre você.
Não deixe que as pessoas o desencorajem. Continue a avançar, não deixe que as pessoas o derrubem.
Não só porque você deverá permanecer focado no que realmente é importante, mas sobretudo porque o que eles disseram provavelmente não é verdade e não importa.
Leia a nossa história inspiradora sobre encorajamento.
4. Faça exercício físico
Se precisar sentir-se melhor neste preciso momento, não vá ao frigorífico, não abra a Netflix, vá trocar de roupa e faça exercício físico.
As endorfinas que o nosso corpo produz com o esforço físico vão fazê-lo você feliz; libertam o stress e ajudam a limpar a sua mente.
Imagine que pretende ter uma perspetiva diferente sobre algum assunto. Experimente fazer uma pausa, praticando exercício físico, e depois analise novamente a questão. Acredite que a ansiedade será menor e a sua mente estará mais focada.
Portanto, se estiver em pânico, ou se sentir “esmagado” por algo que não está a conseguir resolver, tente fazer algum tipo de exercício físico. O problema não vai desaparecer miraculosamente. No entanto, a sua mente será capaz de gerar melhores soluções, mais suportadas na razão do que na emoção. Exercício fisico é certamente um dos hábitos que vão melhorar a sua vida para muito melhor.
5. Elimine distrações
Se está a perder muito tempo olhando para vários monitores, verificando constantemente as redes sociais ou fazendo coisas sem pensar no telefone, comece a tomar consciência desses hábitos e a mudá-los.
Qualquer que seja a sua distração, comece a geri-la para ser mais produtivo e não perder tempo. Este é, sem dúvida, um dos hábitos que mais vai melhorar a sua vida.
6. Pare de se fazer de vítima
É comum justificar-se a falta de sucesso com todas as circunstâncias que nos rodeiam. Ao sermos vítimas das poderosas forças do universo que nos escolheram, a nós, para despejar tudo o que de mal existe, convencemo-nos que nada poderíamos ter feito. No fundo, sentimo-nos um pouco melhor assim!
No entanto, não é nada assim!
Em quase todas as situações cujo desfecho não resultou como nós pretendíamos, poderíamos ter decidido de outra forma. E o que mais nos envergonha é que nós sabemos disso.
Aceitou aquele convite para jantar quando tinha planeado fazer dieta. Aceitou aquele trabalho quando sabia que o cliente era mau pagador. Começou a ver o filme quando sabia que tinha um artigo importante para escrever.
Podia continuar e encher esta página com centenas de exemplos. Certamente iria reconhecer muitos deles.
Somos nós que estamos ao controle das nossas vidas, mais ninguém! É a forma como exercemos esse controle que irá determinar o nosso sucesso. É tempo de assumir a responsabilidade por esse controle. Este é mesmo um passo fundamental. Quanto mais cedo se apropriar da sua própria vida e parar de responsabilizar os outros, mais autonomia terá. Começará então a produzir trabalho e, finalmente, sentirá que está a evoluir.
7. Enfrente o Medo
A ler a história de vida de pessoas bem-sucedidas irá encontrar algo em comum. Todas elas fracassaram antes. Muitas delas falharam mesmo muitas vezes! Por vezes falharam de uma forma estrondosa e até humilhante.
No entanto, outra coisa que elas têm em comum é a capacidade de se reerguerem após a queda. Umas fizeram-no com ajuda, é certo. Porém, outras foram completamente abandonadas, por amigos e familiares, e levantaram-se sozinhas, mais fortes.
Há algo que precisa saber antes de mais nada. Não são as pessoas bem-sucedidas que o julgarão se falhar. Só aqueles que sempre tomaram decisões seguras, ficando, provavelmente, muito aquém do seu próprio potencial, é que o julgarão.
Portanto, enfrente os seus medos, pare de recear o fracasso e ponha mãos à obra. É a trabalhar nos seus projetos que irá reunir e começar a progredir no sentido de se tornar a melhor versão de si mesmo.
Mais hábitos que vão melhorar a sua vida
Óbvio que existem igualmente outros bons hábitos que poderá seguir. Contudo, estes 7 hábitos que vão melhorar a sua vida radicalmente são apenas referências. Servem acima de tudo para tomar consciência do que está a fazer de errado. Em seguida, recomendo que leia o nosso artigo sobre construir autoconfiança.