10 principais motivos pelos quais tem medo do sucesso

O medo do sucesso pode não parecer uma preocupação legítima para alguns. Quer dizer, não iríamos todos querer ganhar a lotaria, deixar de trabalhar e viver numa ilha privada? E então os atletas olímpicos que sonham em ganhar uma medalha de ouro? No entanto, acredite que para muitas pessoas, o medo do sucesso é uma barreira muito real à realização pessoal e profissional.

Mas, surpreendentemente, não é a riqueza ou realização que é tão assustadora. Em vez disso, o medo concentra-se no que o sucesso pode custar. Se a preocupação gira em torno de perder amigos ou privacidade, aqui estão os 10 principais motivos pelos quais as pessoas têm medo do sucesso:

Medo de se perder

Muitos de nós tememos que ter sucesso ou ganhar muito dinheiro irá fazer inchar o nosso ego e nos irá transformar em pessoas diferentes. Sente que o sucesso o pode mudar, mas não para melhor.

No entanto, o dinheiro é apenas uma ferramenta. Não importa o quão bem-sucedido se poderá tornar. Continuará a controlar a forma como age e no que acredita.

Medo de reação

Às vezes, as pessoas têm medo do sucesso por causa das possíveis repercussões sociais ou de relacionamento. De acordo com um estudo de pesquisa (https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01884/full), esse fenômeno é chamado de “evitação de reação”.

Por exemplo, muitas mulheres evitam a autopromoção porque temem que não se alinhe aos papéis tradicionais de género. Vários estudos revelaram que as mulheres tendem mais a associar o sucesso a consequências negativas. Portanto, as pessoas tendem a se conformar com essas normas esperadas porque temem uma reação social ou econômica. Tome consciência disso e supere esse medo.

Medo de não ser bom o suficiente

Por vezes, as pessoas que experimentam o sucesso têm medo de não serem tão boas quanto as outras pessoas da sua área do saber. Eles podem temer não corresponder às expectativas ou que outros descubram que eles não estão à altura do desafio.

A isto chama-se o síndroma do impostor. O síndrome do impostor envolve sentimentos de dúvida que persistem apesar da sua educação, experiência e realizações. Enquanto outros elogiam os seus talentos, você atribui seus triunfos ao tempo e à boa sorte.

Medo de críticas

Muitos de nós temos um medo insuportável de sermos rejeitados se nos expormos de alguma forma. Infelizmente, esse medo bloqueia-nos e pode até impedir-nos de aproveitar oportunidades únicas que nos levariam à realização pessoal ou profissional.

Medo do holofote

Pessoas tímidas ou socialmente menos hábeis podem ter medo do sucesso porque não quererem estar sob os holofotes. Essa ansiedade tornou-se ainda mais generalizada com a proliferação das redes sociais.

Ficar sob as luzes do holofote é um dos motivos do medo do sucesso.

De acordo com uma pesquisa recente com quase 1.500 adolescentes e jovens adultos, o Instagram é a pior rede social para saúde mental e bem-estar. Embora permita a autoexpressão, também foi associado a altos níveis de ansiedade, depressão, bullying e FOMO, ou o “medo de perder”. No entanto, embora nem todos sejam feitos para os holofotes, isso não significa que você se deva conter ou ter medo de prosperar.

Medo de mudança

Uma das razões mais comuns pelas quais permitimos que o nosso medo do sucesso nos impeça é um medo avassalador de mudança. Como humanos, prosperamos na rotina e tendemos a temer qualquer coisa desconhecida. O problema com isso, entretanto, é que a mudança é a única constante. Se tentar algo e falhar, provavelmente voltará ao que sabia. Mas se tentar algo e tiver sucesso, de repente entrará em território desconhecido. A mudança que o sucesso quase sempre implica é, sem dúvida um dos principais motivos do medo do sucesso.

Medo de perder amigos

Quando temos sucesso, crescemos. E, nalguns casos, isso significa seguir em frente. É bom lembrar que o término de uma amizade pode acontecer por vários motivos. E nem sempre é uma coisa má. Se o que você tem não é uma amizade verdadeira, seguir em frente significa que vai perder um relacionamento doentio. Depois de abandonar as ligações sem sentido, será então capaz de se concentrar nas coisas essenciais da vida.

Medo de trabalhar sem parar

Se tivesse a carreira ou o negócio que realmente sonhava, como faria a gestão do seu tempo? Provavelmente, terá que trabalhar mais horas, pelo menos no início. Terá tempo para ler uma história ao seu filho na hora de deitar? Poderá ainda assistir aos seus programas favoritos da Netflix? Ninguém quer trabalhar sem parar. É por isso que é tão importante definir limites saudáveis. A autora Brené Brown diz isso melhor: “Ousar estabelecer limites é ter a coragem de nos amarmos a nós mesmos, mesmo quando corremos o risco de dececionar os outros. Não podemos basear o nosso valor na aprovação dos outros.”

Medo de expectativas elevadas

Outra razão pela qual as pessoas têm medo do sucesso é que ele cria novos padrões e expetativas, deixando-as stressadas por não saberem como geri-los. Quando tem sucesso, a fasquia aumenta. Os outros começam a esperar mais de você e a exigir níveis de desempenho mais elevados. Passa a jogar noutro campeonato mais exigente.

Medo de sentimentos de excitação

A excitação e o nervosismo partilham muitas das mesmas manifestações físicas. Portanto, é fácil confundir os sentimentos de excitação e de ansiedade. Isso pode fazer com que as pessoas evitem situações que desencadeiem tais emoções. De acordo com a Dra. Susanne Babbel, Ph.D., autora de Cure o corpo, cure a mente , quando sofremos um evento traumático, o nosso corpo associa o medo que experimentamos aos mesmos sentimentos que sentimos quando estamos excitados. Assim, uma vez que já passamos por traumas suficientes, passamos a evitar os tipos de situações que desencadeiam memórias de medo. Por isso, as vítimas de trauma tendem a evitar a excitação, o que as leva a evitar o sucesso.

Porquê conhecer os motivos do medo do sucesso?

O medo do sucesso é uma luta muito real para muitos. Mas não é intransponível. A chave é entender sua origem e trabalhar as suas emoções. Dessa forma, esse medo não o impedirá de conseguir o que realmente deseja.

Leia o nosso artigo com várias citações inspiradoras de Denzel Washington.