Como Pensam as Pessoas Bem Sucedidas?

Qual é o recurso mais valioso de uma pessoa de sucesso em tempos difíceis? A sua capacidade para pensar!

Bons pensadores estão sempre em falta. A pessoa que sabe fazer, consegue sempre ter um emprego, no entanto, a pessoa que sabe porque fazer será sempre o seu chefe.

Bons pensadores resolvem problemas. Nunca lhes faltam ideias para construir algo e têm, além disso, esperança num futuro melhor. Dessa forma, bons pensadores raramente se encontram à mercê de pessoas implacáveis, que se aproveitariam deles ou tentariam enganá-los. Pessoas como o ditador nazi Adolf Hitler, que uma vez se gabou: “Que sorte para os governantes que os homens não pensem”.

Aqueles que desenvolvem o processo de saber pensar sabem governar-se a si mesmos – mesmo dirigidos por um governante opressivo. Resumindo, os bons pensadores são naturalmente pessoas bem-sucedidas.

Pessoas de sucesso são muito diferentes umas das outras. No entanto, há algo que têm em comum: a forma de pensar.

Isso é, de facto, aquilo que separa pessoas bem-sucedidas das pessoas que não conseguem nunca atingir aquilo que sonham.

Mas então, como pensam as pessoas bem sucedidas?

Como tornar-se um melhor pensador

Quer se tornar num melhor pensador? Quer dominar o processo do bem pensar? Então tem que se envolver profundamente num processo de melhoria da forma como pensa. Comecemos pelos primeiros passos para melhorar a sua forma de pensar:

Exponha-se a boas ideias

Os bons pensadores instalam em si mesmo uma bomba de ideias. Estão sempre à procura de algo que faça essa bomba começar a “puxar” as ideias e a fazê-las emergir no seu cérebro.

Leia livros, reveja revistas relacionadas com a sua profissão, ouça “podcasts” de pessoas inteligentes e em sucedidas, e, sobretudo, rodeie-se de bons pensadores.

Exponha-se a bons pensadores

Dizem que nós somos a média das 10 pessoas com quem passamos mais tempo. Se tem a infelicidade de viver num ambiente rodeado de pessoas negativas, conformadas, sempre a olhar para os problemas e não para as soluções, será muito mais difícil tornar-se um bom pensador.

Antes de mais nada, procure associar-se a bons pensadores. Procure passar tempo e desenvolver relações de amizade com pessoas que o desafiem com o seu pensamento e as suas ações. Procure sobretudo pessoas que estão permanentemente a procurar aprender e crescer.

Escolha pensar bem

Para se tornar um bom pensador, tem que começar, desde já, por ter a intenção de pensar bem. Coloque-se regularmente no modo “pensar”. Faça disso uma prioridade. Pensar é, definitivamente, uma disciplina.

Há pessoas de sucesso que colocam o “pensar” na sua agenda. Dessa foma, ajuda-as a contrariar a tendência para a rotina. A vida quotidiana desencoraja frequentement o pensamento intencional.

Marque na sua agenda um período semanal reservado para pensar. Além disso, escreva as suas ideias e reveja-as mais tarde.

Aja sobre os seus bons pensamentos

As ideias têm um prazo de validade normalmente curto. Aja sobre elas antes que a data expire.

Permita que as suas emoções criem outros bons pensamentos

Par iniciar o processo de pensamento, não poderá confiar nos seus sentimentos. Pode agir sobre os seus sentimentos muito antes de conseguir sentir vontade de agir. Por outras palavras, se está à espera de sentir vontade em fazer algo, nunca o conseguirá fazer.

O mesmo se passa com o processo de pensar. Não pode esperar que lhe apeteça pensar para o começar a fazer. No entanto, quando se envolve no processo do bom pensamento, poderá usar as suas emoções para alimentar o processo e criar uma dinâmica mental.

O processo de pensar

Tente fazer isso. Após iniciar de forma disciplinada o processo de pensar e sentir algum prazer nisso, permita-se saborear o momento e tente alavancar a energia mental desse sucesso.

Repita o processo

Um bom pensamento não é suficiente para tornar a nossa vida melhor. As pessoas que tiveram uma grande ideia e tentaram capitalizá-la durante toda a sua vida, como resultado acabaram frequentemente infelizes. São os autores de um só livro, os comunicadores que fazem palestras de uma só mensagem, os inventores de um só invento que passam a vida a tentar promover e proteger a sua ideia. Por outro lado, o sucesso é atingido por aqueles que têm uma montanha de ouro e continuam a miná-la, e não por aqueles que encontram uma pepita e tentam viver dela durante 50 anos.

Para se tornar alguém que consegue minar uma montanha de ouro, precisa repetir o processo do bom pensamento.

Os tipos de formas de pensar

No entanto, para ir mais além, deve explorar os diferentes tipo de formas de pensar. Cada uma destas formas de pensar, presentes nas pessoas de sucesso, serão desenvolvidas em artigos separados:

  • Pensar no Grande Cenário
  • Pensamento Focado
  • Pensamento Criativo
  • Pensamento Realístico
  • Pensamento Estratégico
  • Pensamento Explorando Todos os Cenários
  • Pensamento Refletivo
  • Questionar o Pensamento Comum

Finalmente, estude bem cada uma delas e cultive cada uma delas. Verá que nada se poderá colocar entre si e as suas grandes metas.

Referências