Será que a Felicidade é uma Competência?

O que significaria se a felicidade fosse uma COMPETÊNCIA, em vez de algo que simplesmente acontece?

Todos sabemos que felicidade é a chave para viver uma vida extraordinária – mas muitas vezes confundimo-la com sucesso, quando na realidade são duas coisas completamente diferentes.

É verdade, a felicidade e o sucesso podem sobrepor-se – Se formos intencionais em relação às coisas em que estamos a tentar ter sucesso.

Essa é a diferença entre algo chamado felicidade estrutural e felicidade superficial.

A felicidade superficial é aquele sentimento agradável, que rapidamente desvanece, quando comprámos um carro novo, ou percorrer as redes sociais e encontrámos algo que nos agrada. Essa felicidade é externa ao nosso ser, isto é, não nasce dentro de nós. Também não traz dentro dela “intenção”.

Por outro lado, a felicidade estrutural relaciona-se, sobretudo, com o alinhamento interno dos nossos valores e com a sensação de controlo da própria vida.

Fórmula para Desbloquear a Felicidade

Há uma fórmula simples para desbloquear níveis de felicidade maiores na sua vida – e isso envolve aspetos tais como conhecer os seus valores fundamentais…

Perceber a infelicidade que o arrependimento de não conseguir alcançar um objetivo, que deseja intensamente, lhe vai causar. E é, desta forma, que poderá realmente comprometer-se plenamente com esse objetivo.

E ter autonomia e agência sobre como se sente e como passa o seu tempo.

Esta é a uma das mensagens que o Dr. Rangan Chatterjee trouxe na entrevista com Tom Bilyeu em “Impact Theory”.

Alcançar a felicidade NÃO é uma atividade complicada, mas é uma atividade que muitas pessoas nem sabem que existe.

A Felicidade é uma competência – e isso significa que se pode aprender, praticar e dominar ao longo do tempo.

As competências que vamos adquirimos são úteis – isso significa que, uma vez adquiridas, podem ser aproveitadas ao longo da vida para alcançar coisas extraordinárias com um sentido de alegria e realização.

Na entrevista de Tom com o Dr. Chatterjee são abordados tópicos como o que torna as pessoas infelizes, como viver em alinhado com os seus valores, o poder de manter a perspetiva sobre o que está a acontecer na sua vida (e o que isso faz ao seu cérebro), e como criar hábitos que aumentam os seus níveis de felicidade.

Poderá assistir ao vídeo aqui (em Inglês):

Faça isto todas as manhãs para acbar com a preguiça! Dr. Rangan Chatterjee