10 hábitos de sucesso para incluir na sua rotina diária

Hábitos são comportamentos autodefinidos que revelam os nossos valores e interesses pessoais. Digo “autodefinidos” porque somos nós que os escolhemos. Essa flexibilidade mental que permite nos adaptarmos é uma caraterística do sucesso. Ao escolher deliberadamente hábitos de sucesso para incluir na sua rotina diária está a dar um passo decisivo na direção certa.

Aqui estão os dez hábitos de sucesso que tem de incorporar na sua rotina diária:

1. Marque a sua presença, todos os dias.

A forma como um líder marca a sua presença é fundamental. A maneira de vestir, a maneira de estar, a forma de se expressar, a sua mentalidade. Tudo isso conta, tudo isso influencia. A mensagem que passa para os outros é baseada nas palavras que escolhe para se expressar, na sua linguagem corporal, na sua roupa e na sua aparência.

2. Desaprenda o medo.

Se eu colocasse uma escada contra uma parede e lhe pedisse para subir, provavelmente alcançaria o degrau inferior sem hesitação, depois o segundo degrau e depois o terceiro. Após o quarto degrau, no entanto, a sua perspectiva começaria a mudar porque a sua mente iria avaliar o risco. Quanto mais alto sobe, mais aprende a ter medo das consequências, ao passo que, no primeiro degrau, esse medo não existia.

A próxima vez que estiver na sua “escada” e aquela vozinha na sua cabeça perguntar: “o que raio estás a fazer?” escute-a, mas não lhe obedeça. Para derrotar o inimigo, deve primeiro saber como ele opera e, neste caso, o inimigo conta-lhe os segredos.

3. Exercício.

No mínimo, faça alguma atividade física todos os dias. Nos dias em que precisa de um descanso (e todos nós precisamos) faça apenas alongamentos. Eu sei, alongar não é sexy, mas é uma daquelas coisas que o vai fazer sentir bem.

4. Não julgue antes do tempo

Quando falar com alguém saiba escutar. Ouça atentamente. Muitos de nós começamos a pensar em argumentos para refutar o raciocínio de alguém quando esse alguém ainda mal começou a expor os seus argumentos.

Absorva tudo o que a outra pessoa tem para dizer sem se preocupar com a sua contra-argumentação. Não se preocupe. O seu cérebro irá se encarregar de lhe fazer chegar algo à mente no final do discurso dessa pessoa.

5. Escreva todos os dias.

Escrever é um meio de resolver problemas, uma forma de navegar e organizar mentalmente novas ideias. 

Escrever todos os dias é um dos hábitos de sucesso para incluir na sua rotina diária

Além disso, a escrita tem outros benefícios. A redução do stress, melhoria da cognição, contribui para uma observação mais aguçada (a partir da autorreflexão) e melhora a evocação da memória.

6. Alimente-se bem todos os dias.

Já deve ter ouvido isto antes (espero), mas vou reforçar a ideia: você só tem um corpo. Seja exigente consigo mesmo. Diga a si mesmo constantemente: 

“Ei, chega de gorduras saturadas!”

Esqueça os refrigerantes, esqueça o bacon e nem pense na sobremesa. Se comer aquele donut durante a tarde faz parte da sua rotina diária, pergunte-se se serão esses os nutrientes essenciais que realmente deseja, ou se pretendia apenas fazer uma pausa no trabalho e o dónut é a desculpa.

Se não tratar bem do seu corpo, o seu próximo passo: doenças cardíacas, diabetes, obesidade.

7. Responsabilize-se todos os dias.

Muitas vezes, cumprimos as promessas com os outros. No entanto, esquecemos de cumprimir as que fazemos connosco. Mantenha um diário de responsabilidade pessoal das promessas ou metas que você fez a si mesmo e controle quantas cumpriu e, se não cumpriu, escreva porquê.

8. Seja pontual.

O tempo é um recurso precioso e ninguém tem tempo para esperar por outra pessoa. É rude, imprudente e destrói a confiança. É claro que emergências acontecem, mas não surgem todos os dias – ao mesmo tempo e pouco antes do início do trabalho. Este é certamente um dos hábitos de sucesso para incluir na sua rotina diária.

9. Esforce-se para se tornar melhor, não o melhor.

Embora ser o “melhor” em qualquer coisa permita um alto status de realização, também significa outra coisa: que chegou ao limite; que não tem mais nada a atingir e, portanto, nada mais para há para melhorar. Em vez disso, tente ver a competição como um meio de desafiar e melhorar a si mesmo, em vez de um padrão de julgamento de autoestima.

10. Verifique-se todos os dias.

A humildade é fortalecedora. Não importa o quão importante foi – ou pensa que foi – ontem, ninguém se importa além de você. Esforce-se todos os dias para provar seu valor; para melhorar apenas um por cento em relação ao dia anterior. Não descanse sobre seus louros. Os outros não o vão fazer.

Os hábitos são compostos por escolhas que devem ser feitas todos os dias. Se não gosta dos seus hábitos ou sabe que eles podem ser melhorados, cabe~lhe a si escolher aqueles que o tornarão melhor.

Leia também o nosso artigo sobre as 15 frutas mais saudáveis para a sua alimentação e comece hoje mesmo o hábito da boa alimentação.