O que fazer quando se sentir frustrada com a vida

A frustração é uma emoção natural que todos nós sentimos de vez em quando. Sentir-se frustrada com a vida é normal! Neste artigo vamos dar algumas dicas para lidar com este sentimento. Mas, antes de mais nada, convém explicar melhor este sentimento indesejado: a frustração.

O que é a frustração?

A frustração é uma emoção que surge quando algo está bloqueando ou impedindo que alcancemos nossos objetivos ou desejos. Pode ser despoletada por uma série de fatores, como problemas no trabalho, relacionamentos difíceis, sensação de que tudo corre mal, etc.

A frustração pode até ser um sentimento desagradável, mas é uma parte normal da vida. Diria mesmo que pode até ser motivadora. É na frustração que, por vezes, encontramos o incentivo para continuar a tentar e a encontrar soluções para os problemas que enfrentamos.

É importante reconhecer e expressar os nossos sentimentos de frustração de uma maneira saudável, em vez de reprimi-los ou negá-los. Isso pode-nos ajudar a lidar com a frustração de maneira mais eficaz e a avançar em direção aos nossos objetivos.

Mas então, o que fazer quando se sentir frustrada com a vida?

O que é que podemos fazer quando nos sentirmos frustrados?

Identificar a causa da frustração

Caso não seja evidente, comece por tentar identificar a situação ou o problema que está na origem dessa frustração. Perceber, assumir e enquadrar o problema são os primeiros passos na batalha contra a frustração. Se estiver a sentir-se esgotado, lei-a este artigo.

Respire fundo e relaxe

Reserve alguns minutos para se acalmar utilizando técnicas de respiração adequadas. A meditação Mindfulness poderá ajudar bastante. Uma mente calma produz melhores soluções do que uma mente perturbada.

Faça uma pausa

Se estiver se sentindo muito frustrada, pode ser útil afastar-se da situação por um tempo e fazer uma pausa. Abstraia-se temporariamente do problema.

Converse com alguém

Partilhar os seus sentimentos com um amigo ou membro da família pode ajudá-la a ver as coisas de uma perspetiva diferente e a sentir-se menos só.

Encontre uma atividade que a distraia

Se fazer uma pausa não foi suficiente para se libertar desse sentimento de frustração, teráque encontrar uma atividade que a distraia. Faça algo que lhe dê prazer ou a ajude a se distrair, como ouvir música, ler um livro ou fazer uma atividade física.

Contemple o cenário mais amplo

Tenha uma perspetiva mais ampla. Lembre-se de que as situações más também terminam. Há sempre a esperança de que as coisas melhorem no futuro. E normalmente melhoram!

Procure ajuda profissional

Se a frustração for realmente insuportável e isso estiver a afetar a sua vida cotidiana, está na altura de procurar ajuda profissional. Um terapeuta ou outro profissional de saúde mental pode ajudá-la a lidar com seus sentimentos e a encontrar uma solução para sua frustração.

Referências Externas