A vida é como uma chávena de café

A vida é como uma chávena de café é uma história curta, mas inspiradora. Utiliza o café e a chávena para nos fazer perceber que o importante é o café, não a chávena.

Um grupo de antigos alunos, bem-sucedidos nas suas carreiras profissionais, decide reunir-se e visitar em conjunto um seu ex-professor da universidade. Imediatamente, a calorosa conversa se transforma em queixas sobre a quantidade de trabalho e do stress que daí advinha.

O professor, educadamente ofereceu café aos seus ex-alunos que logo aceitaram. Então, o professor pousou na mesa um grande bule de café e uma grande variedade de chávenas. De porcelana, de plástico, de vidro, de cristal, algumas simples, outras requintadas. Em seguida disse-lhes para se servirem.

Após todos se servirem, o professor disse:

«Repararam que foram utilizadas todas as chávenas bonitas e caras, e deixaram as mais simples e baratas? É natural que desejem para vocês sempre o melhor e o mais bonito. No entanto, essa é a fonte dos vossos problemas e do vosso stress.»

A vida é como uma chávena de café é uma história curta, mas inspiradora que utiliza o café e a chávena para nos fazer perceber o que é importante.

«Posso vos garantir que a Chávena, definitivamente, não acrescenta valor ao café. Nalguns casos é apenas mais cara. Noutros, no entanto, até esconde o que bebemos.

O que todos queriam era o café, e não a chávena.

Contudo, inconscientemente escolheram as melhores chávenas… E logo depois começaram a observar as chávenas uns dos outros e deixaram de apreciar o café.»

Qual o significado da história “A vida é como uma chávena de café”?

Considere que a vida é o café. A carreira, o dinheiro e a posição social são representados pelas chávenas. Temos que perceber que são apenas ferramentas para segurar e conter a vida. Portanto, não é o tipo de chávena que possuímos que define a vida (o café).

Por vezes, concentramo-nos demasiado na chávena esquecendo de apreciar o café.

Em suma, saboreie o café e pare de olhar para a chávena.

Ainda mais, as pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo. No entanto, sabem fazer melhor com aquilo que têm.

Leia as frases inspiradoras de Denzel Washington.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *