10 Melhores filmes inspiradores baseados em histórias reais

Após um longo e difícil dia de trabalho, imagine-se a assistir a um dos melhores filmes inspiradores de sempre. Esta lista é para si.

Os filmes inspiradores baseados em histórias reais, têm um efeito muito poderoso sobre o nosso cérebro porque nos fazem acreditar que é possível. É possível ultrapassar dificuldades inimagináveis. Acima de tudo, fazem-nos acreditar que também nós somos capazes.

Aqui está a minha lista com os melhores 10 filmes inspiradores baseados em factos reais:

1. Em Busca da Felicidade (2006)

The Pursuit of Happiness

Lançado em 2006, o filme “Em Busca da Felicidade” é baseado na vida do empresário Chris Gardner.

Foram enormes as dificuldades por ele passadas, com uma criança para tomar conta, e sem qualquer fonte de rendimento. Protagonizado de forma brilhante por Will Smith, o filme mostra-nos que nada é garantido. No entanto, trabalho árduo e dedicação são a chave para ultrapassar os obstáculos. Estes princípios cintilam do início ao fim em “The Pursuit of Hapiness”.

2. O Meu Pé Esquerdo (1989)

My Left Foot

Este filme de 1989 conta a história de Christy Brown, um homem que sofria de paralisia cerebral.

O seu braço e perna direitos estavam paralisados, causando-lhe enormes dificuldades no seu quotidiano. Não desistindo, aprendeu a escrever e a pintar com o lado esquerdo do seu corpo, incluindo o pé. Interpretado por Daniel-Day Lewis, Christy Brown passa por infortúnios de partir o coração antes de ser reconhecido como um autor e artista de sucesso.

3. O Pianista (2002)

The Pianist

“O Pianista” conta a história de Władysław Szpilman, um pianista famoso forçado a mudar-se para o gueto de Varsóvia quando as tropas nazis alemãs invadiram a Polónia.

Como quase todos os judeus, Szpilman sofre de pobreza extrema e presencia impotente o extermínio do seu povo. Interpretado por Adrien Brody, Spilzman viu crianças inocentes a serem espancadas até à morte e entre outras atrocidades absolutamente desumanas. No entanto, sobreviveu às provações e viveu para ver a derrota da Alemanha Nazi e o fim da guerra. Lançado em 2002, “O Pianista” transmite esperança, mesmo quando vivemos os mais sombrios e desesperadores momentos da vida.

4. O Jogo da Imitação (2014)

The Imitation Game

Com Benedict Cumberbatch e Keira Knightley no elenco, “O Jogo da Imitação” conta a história do matemático Alan Turing, e como ele construiu uma máquina capaz de decifrar as comunicações alemãs durante a 2ª Guerra Mundial.

O filme aborda, igualmente, o aspeto da sexualidade de Turing. Ser homossexual na década de 40 era um crime grave. A personagem protagonizada por Keira Knightley é, da mesma forma, atingida pelo preconceito. Sendo mulher, teria que se sujeitar a funções tipicamente femininas, como secretária telefonista, enfermeira. (filme disponível na Netflix)

5. Erin Brockovich (2000)

Filme de 2000 realizado por por Steven Soderbergh, baseado na história real de Erin Brockovich (Julia Roberts).

Erin é mãe solteira, a criar três filhos com enorme dificuldade quando finalmente consegue trabalho num escritório de advocacia. Mesmo sem formação na área do direito, descobre vários casos arquivados envolvendo contaminação de água. Em seguida, consegue mobilizar dezenas de pessoas para obter 333 milhões de dólares de indenização da Pacific Gas and Electric Company (PG&E).

6. A Teoria de Tudo (2014)

The Theory of Everything

“A Teoria de Tudo” conta a vida de Stephen Hawking desde a universidade, passando pela sua doença (ALS) e pela degradação do seu corpo.

Com o cérebro a funcionar em pleno, Stephen não se dá por vencido e continua a sua investigação na área da astro-física.

O filme foi realizado em 2014 por James Marsh e é protagonizado por Eddie Redmayne (Stephen Hawking).

7. O Vencedor (2010)

The Fighter

Dicky Ecklund (Christian Bale) é uma antiga lenda do pugilismo que desperdiçou o seu talento quando se deixou seduzir pelas drogas.

Micky Ward (Mark Wahlberg), seu meio-irmão, é um pugilista esforçado que viveu toda a vida na sombra do irmão. The Fighter é a história verídica e inspiradora destes dois irmãos que, contra todas as expectativas, se aproximam para treinar para um histórico combate pelo título que irá unir a sua família desfeita e redimir os seus passados. A forma como é apresentada esta capacidade que o ser humano tem de recuperar de uma situação difícil é que faz com que este filme esteja na lista dos 10 melhores filmes inspiradores de sempre.

8. Steve Jobs (2015)

Uma das biografias mais inspiradoras de sempre é, sem dúvida, a de Steve Jobs, fundador e impulsionador da Apple.

A visão criativa e a capacidade de executar os seus sonhos moldaram o futuro, tal como o conhecemos hoje. O filme, com Michael Fassbender no papel de Steve Jobs, estreou nos Estados Unidos em 9 de outubro de 2015, quatro anos após a sua morte.

Em 2013 já tinha sido produzido outro excelente filme relatando o percurso do génio da tecnologia. “Jobs” centra-se na vida de Steve entre 1974 e 2001. Realizado por Joshua Michael Stern, conta com Ashton Kutcher a liderar o elenco. Ambos merecem estar na lista dos melhores filmes inspiradores.

9. Estrelas Além do Tempo (2016)

Hidden Figures

Em Portugal o título deste filme é Elementos Secretos.

Realizado por Theodore Melfi, com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe e Kevin Costner, o filme conta a história de um grupo de brilhantes matemáticas da NASA que, por serem negras, são obrigadas a trabalhar numa sala à parte. É. Esta foi a história real de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) que, sob um pesado clima de preconceito, conseguem brilhar e serem determinantes para o sucesso da missão espacial.

10. A Grande Aposta (2015)

The Big Short

Em Portugal o título deste filme é “A Queda de Wall Street”.

Filme baseado no livro de Michael Lewis, realizado por Adam McKay, com Christian Bale a representar Michael Burry, o homem que previu e lucrou com a crise financeira de 2008. Burry percebeu que algo estava muito errado com as aplicações financeiras complexas criadas pelos bancos. Uma interpretação fabulosa de Christian Bale e um retrato muito compreensível dos eventos que estiveram na origem da crise do subprime.

Resumo

Os filmes podem ser fontes de inspiração tremendamente eficazes. Podem-nos ajudar a sentirmo-nos encorajados quando vemos as personagens no ecrã a superar obstáculos aparentemente impossíveis de superar e até mesmo prosperar.

Resumindo, os melhores filmes inspiradores baseados em histórias reais são:

  1. Em Busca da Felicidade (2006)
  2. O Meu Pé Esquerdo (1989)
  3. O Pianista (2002)
  4. O Jogo da Imitação (2014)
  5. Erin Brockovich (2000)
  6. A Teoria de Tudo (2014)
  7. O Vencedor (2010)
  8. Steve Jobs (2015)
  9. Estrelas Além do Tempo (2016)
  10. A Grande Aposta (2015)

Só por curiosidade, sabe quem são os 20 atores mais ricos do mundo? Veja aqui.