O que fazer quando se sentir esgotado

Ultimamente tenho me apercebido que, cada vez mais, as pessoas se sentem esgotadas pela vida. Os desafios que enfrentam, a carga de trabalho, a ansiedade do ambiente que as rodeia, tudo contribui para sugar a nossa energia vital.

Quero mais tarde escrever um artigo mais longo onde pretendo guiá-lo para um lugar de resiliência renovada. No entanto, para já quero partilhar consigo o que faço normalmente quando não tenho vontade de fazer nada.

Tenho consciência que me estou a sentir esgotado

Em primeiro lugar, tomo consciência disso mesmo. Gosto do meu trabalho, adoro chegar ao final do dia com uma sensação de trabalho realizado, mas hoje não é esse dia. Estou-me a sentir esgotado, completamente.

Depois pergunto-me: “O que preciso fazer para tratar de mim próprio?” Isso pode significar dormir uma sesta, tirar o resto do dia, fazer tarefas mais fáceis, meditar, sair para uma caminhada, tomar um banho de imersão, beber um chá, telefonar a um amigo, etc.

Gosto de dar uma importância especial a estas “pausas”. Isso significa que, invés de me senti mal por não estar a trabalhar, vejo-as como uma forma de gostar de mim próprio e de voltar rapidamente aonde eu quero estar. Saboreio o tempo de descanso, e é delicioso.

A seguir pergunto: “Há alguma coisa em particular que eu queira mesmo fazer, apesar da minha capacidade estar limitada?” Mesmo estando esgotado, poderá haver algo que eu consiga fazer, e queira fazer, apesar das limitações. Se eu queria fazer exercício físico, talvez possa fazer uma caminhada. Se eu queria escrever um artigo, talvez possa escrever apenas alguns tópicos. Não é necessário levarmos o nosso corpo e a nossa mente ao máximo, permanentemente.

O que preciso fazer para voltar a recuperar a energia esgotada?

Finalmente pergunto-me: “O que preciso fazer para voltar a recuperar a energia esgotada?” Poderá demorar um dia, uma semana, um mês, ou mais, dependendo daquilo que está a enfrentar na vida.

Para mim, normalmente demora um ou dois dias. No entanto, conheço pessoas que enfrentam desafios gigantescos e esse período poderá ser bem mais comprido. Independentemente do tempo do tamanho do desafio, vale sempre a pena perguntar-se “O que preciso fazer para voltar a recuperar a energia esgotada?” Talvez precise de dormir melhor, praticar mais exercício físico, melhorar a sua alimentação. Meditar e fazer longas caminhadas também costumam ajudar. Procurar ajuda média, terapia ou juntar-se a um grupo com problemas semelhantes também são respostas possíveis para essa pergunta.

Depois é só dar pequenos passos em relação a essa resposta. Com um nível baixo de energia não será possível fazer tudo de uma vez… mas podemos sempre começar.

Por vezes não temos muito dentro de nós. Mas isso é só hoje. Não significa que amanhã nos voltaremos a sentir assim. Mesmo assim, neste lugar de energia esgotada, será que ainda conseguimos encontrar beleza?