Como Definir Metas Para a Vida e Como Atingi-las

Neste artigo vamos ajudá-la a definir metas para a vida. Mas, mais importante do que isso, vamos ajudá-la a atingi-las.

Mas porque é que precisamos de estabelecer metas?

A investigação de um psicólogo e professor na Universidade Dominicana da Califórnia demonstra que existe uma correlação direta entre estabelecer metas e alcançar o sucesso. Metas claras e devidamente definidas ajudam a desencadear novos comportamentos e ajudam-na a concentrar-se no que é importante para si.

É claro que não se trata apenas de estabelecer metas. Trata-se acima de tudo de as atingir.

Vejamos então as principais estratégias disponíveis para estabelecer metas e alcançá-las, tanto na sua vida pessoal como profissional.

Mas o que são metas?

Um objetivo é simplesmente algo que pretende alcançar. É o resultado desejado que você, ou um grupo de pessoas, planeia e se compromete a atingir.

As metas são sobretudo de longo prazo. Quando falamos de metas de curto prazo provavelmente será mais correto utilizar a palavra objetivos.

Resumindo, metas são sonhos com um prazo definido.

Ainda confusos? Deixo-vos aqui algumas dicas sobre o que são e o que não são metas.

Uma meta é:

  • A sua visão do futuro. As metas devem ser o resultado de uma cuidadosa e pessoal avaliação daquilo que pretende atingir.
  • Sensível ao tempo. As metas mais eficazes têm um prazo definido (embora longo). Podem, no entanto, ser divididas em pedaços mais pequenos aos quais chamaremos de objetivos.
  • Grandes na sua natureza. Não tenha medo de estabelecer metas que parecem impossíveis. Pense fora da caixa e sonhe em grande.

Uma meta não é:

  • Um objetivo. Enquanto as metas descrevem o que pretende atingir, objetivos são os passos que teremos que dar para atingir a meta. Por exemplo, “eu quero ser um orador confiante” é uma meta. “Vou trabalhar com um professor e desenvolver a minha capacidade de falar em público até ao fim deste mês” poderá ser o objetivo.
  • Uma resolução. Resoluções são sobretudo temporárias, de gratificação de curto-prazo. Enquanto a resolução é uma decisão de fazer ou não fazer algo, meta é aquilo que pretende atingir.
  • Uma missão. Missões criam frequentemente uma direção clara e focada para seguirmos. É a declaração de propósito feita normalmente por empresas, mas também por indivíduos onde definem a sua razão de existência. Por outro lado, uma meta aponta para algo mais específico e deverá estar em conformidade com a missão (caso exista).

Porque é que deve definir metas para si e para a sua equipa?

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais é importante definir metas para si e para sua equipa.

Dá um sentido de orientação

Ter tempo para pensar sobre o que se quer na vida dá-lhe um sentido de propósito.

Por exemplo, poderia criar um plano a 5 anos baseado em como quer que a sua vida seja em 5 anos. Ter este plano a longo prazo pode ajudá-lo a passar de apenas sonhar a fazer o que realmente quer.

No local de trabalho, estabelecer objetivos ajuda a estabelecer um caminho claro para onde quer que a sua equipa vá. Também ajuda a gerir as expectativas dos diferentes membros da equipa. (leia também: 12 Truques para Desenvolver Autodisciplina)

Ajuda a ver o quadro geral

Definir metas ajuda-nos a dar um passo atrás e a obter alguma perspetiva sobre o que é realmente importante na vida. É o primeiro passo para criar uma vida cheia de significado.

No trabalho, definir metas para a equipa ajuda toda a gente a ter uma visão de conjunto. Conhecer as metas de longo prazo e o que uma empresa está a tentar alcançar pode ajudar cada membro da equipa a desempenhar melhor o seu papel.

Proporciona motivação

Por natureza, definir conscientemente metas dá-lhe algo a que aspirar. Ter um objetivo específico vai motivá-lo (e à sua equipa) a dar o seu melhor para avançar.

Como membro da equipa, ter uma visão clara do que a sua equipa pretende alcançar proporciona-lhe inspiração e motivação. Trabalhar com a sua equipa para avançar em direção a algo comum é motivador e satisfatório, dando à sua equipa um propósito.

Proporciona-lhe um maior controlo do seu futuro

Definir metas coloca-o no lugar do condutor da sua vida. O simples ato de escrever as suas metas, faz com que reconheça ativamente o que quer da vida.

É o primeiro passo para assumir o controlo do seu futuro.

Como definir metas realistas no trabalho e na vida

Agora que já sabe que definir metas é benéfico para conseguir aquilo que deseja na vida, vamos aprender a estabelecer essas metas e, sobretudo, a atingi-las.

Dicas para estabelecer metas pessoais

Vamos dar uma vista de olhos a três dicas para estabelecer metas pessoais.

1. Considerem as vossas paixões

Parte do processo de definição de metas para a vida deve ser perceber o que o inspira e quais são os seus valores. Tem que estar apaixonado por essas metas se as quiser um dia alcançar.

As suas metas devem ter um significado especial para si e proporcionar-lhe um sentimento de orgulho quando as atingir.

2. Estabeleça metas que possa controlar

Se a sua meta estiver baseada em algo fora do seu controlo, não conseguirá controlar se a atinge ou não.

As suas metas pessoais não devem estar dependentes de outras pessoas. Também não devem estar dependentes de fatores externos sobre os quais não tenha qualquer controlo.

Seja realista sobre as coisas pelas quais pode ou não pode ser diretamente responsável.

3. Imagine o seu futuro

Perca algum tempo a refletir sobre como gostaria que fosse a sua vida. O que é o seu futuro ideal?

Por exemplo, se estiver a estabelecer metas pessoais de carreira, faça a si próprio algumas perguntas que irão apontar para a direção certa.

Quanto dinheiro quer idealmente ganhar? Quer trabalhar por conta própria? Com quantas horas de trabalho quer comprometer-se diariamente?

Mesmo que estas perguntas não o ajudem imediatamente a perceber qual o tipo de trabalho que pretende, certamente que o farão perceber o que não quer que as suas metas de carreira sejam.

Dicas para estabelecer metas no trabalho

Aqui estão três dicas para estabelecer metas para uma equipa:

1. Brainstorm

Antes de escrever a primeira meta que lhe vem à mente, perca algum tempo a fazer um Brainstorming como a sua equipa. Faça grandes perguntas como “O que faria se soubesse que não poderia falhar?”. Isso fará fluir a sua criatividade.

2. Incluir todos

É importante que todos sejam ouvidos durante o processo de estabelecimento de metas. Cada membro da sua equipa deve sentir que pode falar abertamente e contribuir com as suas ideias.

Ter a contribuição de todos ajudará a criar metas com as quais todos se identificam.

Escreva as ideias de cada membro da equipa, por mais tolas que sejam, para que se sintam ouvidos. Juntos, podem analisar cada meta para decidir se este funciona para toda a equipa.

3. Pergunte porquê

É importante discutir a meta do seu grupo para que todos estejam sintonizados na mesma frequência. Durante a sua sessão de definição de metas, crie uma atmosfera relaxada que encoraje as perguntas de todos.

O que é que estamos a fazer? Onde queremos estar? O que é que o sucesso nos faz sentir?

Cada membro da equipa deve ter uma visão partilhada das razões pelas quais estabeleceu esta meta comum. Isso dará à sua equipa clareza sobre o que pretende alcançar e será assim mais fácil para todos trabalharem juntos.

Pronto para estabelecer as suas próprias metas?

Agora que sabe como as metas são importantes, é tempo de dar o primeiro passo para estabelecer metas e atingi-las.

Quer se trate de metas pessoais para si próprio ou de metas para a sua equipa, o processo de definição de metas pode ajudá-lo a encontrar um propósito e um significado para a sua vida.

Não exerça demasiada pressão sobre si próprio e sobre os membros da sua equipa. Mesmo que não atinja todas as suas metas, apenas tê-las escrito pode proporcionar um sentido mais profundo de realização e satisfação.

Leia também: Como Pensam as Pessoas de Sucesso!

Referências Externas